As grandes empresas de dados e tecnológicas e fintechs representam 35% do sector financeiro

Lisboa, 6 de junho de 2022 – Está a ocorrer uma mudança radical na indústria dos serviços financeiros, uma vez que as empresas tecnológicas competem com empresas tradicionais pela posição num mercado que se está a expandir rapidamente para novos serviços, segundo a consultora estratégica, Oliver Wyman. As empresas estabelecidas, tradicionalmente organizadas em torno da gestão de risco, continuam a crescer, mas a maior parte da criação de valor do setor está a ser impulsionada por empresas de infraestruturas financeiras, de dados e de tecnologia (FIT).

No seu 24º relatório anual – The State Of The Financial Services Industry 2022, The Tectonic Shift Between Risk, Data, and Technology –, a Oliver Wyman afirma que o principal motor desta mudança de valor é o abrandamento do crescimento de serviços de intermediação de risco mais intensivos em capital, que cresceram cerca de 3% ao ano na última década, em comparação com serviços menos intensivos em capital, ligados a serviços de valor tecnológico e de dados conectados, que cresceram cerca de 8% ao ano.

Como resultado desta mudança que se encontra em curso, quase um terço das 50 maiores instituições financeiras do mundo são agora empresas de FIT, quando há 10 anos eram apenas duas.

“A indústria dos serviços financeiros registou uma década positiva: sem grandes crises, inovações significativas, tendo desempenhado um papel social relevante durante a pandemia da COVID-19 e na luta contra as alterações climáticas”, refere Pablo Campos, sócio gerente da Oliver Wyman Iberia. “Verificou-se na última década uma mudança dramática no panorama dos serviços financeiros, resultando numa indústria maior, com mais empresas a operar em concorrência umas com as outras, e, em geral, uma transição de valor relativo dos operadores tradicionais para os novos operadores. Com taxas de juro crescentes e mercados voláteis, esperamos que as condições sejam muito diferentes nos próximos anos, sendo as empresas que se consigam antecipar e virar-se para as novas fontes de crescimento de valor aquelas que vão arrecadar maiores lucros.”

O relatório da Oliver Wyman sobre o Estado dos Serviços Financeiros em 2022 mostra que, se não se tomarem mais medidas, esta mudança de valor relativo deverá continuar. A maioria das empresas tradicionais está a apostar numa reorganização eficaz em torno das fontes de valor e crescimento em mutação no sector.

À medida que os modelos de negócio das grandes empresas tecnológicas convergem, as carteiras móveis e a transição para o financiamento incorporado tornar-se-ão mais proeminentes, de acordo com o relatório, à medida que a emergência de ativos digitais e a identificação digital amplificam e aceleram a mudança de valor.

Dito isto, as atuais condições económicas e de mercado podem ser uma oportunidade para as empresas tradicionais recuperarem a sua quota. O aumento das taxas de juro deverá proporcionar um aumento dos ganhos a alguns bancos e seguradoras, e os investidores estão a desafiar os modelos de negócios de algumas grandes empresas de tecnologia e de FIT. Se as empresas tradicionais puderem virar-se de forma mais decisiva para novas fontes de valor e investir lucros cuidadosamente, existem oportunidades significativas.

Além disso, o relatório conclui que enquanto as principais indústrias tradicionais aumentaram o seu valor de mercado em 70% na última década, contribuindo com 1,3 triliões de dólares de novo valor, uma combinação de grandes infraestruturas financeiras, empresas de dados e fintech contribuíram com 400% de crescimento de valor e quase 2,3 triliões de dólares em valor. Essencialmente, está a ser criado mais valor total fora da indústria tradicional, a partir de empresas que pretendem estar em ecossistemas semelhantes aos das empresas tradicionais. E um novo valor de 9 triliões de dólares foi criado pela grande indústria tecnológica, que se está agora a expandir muito para além dos serviços financeiros através de pagamentos.

Outras Conclusões Chave

• Depois da crise financeira global, o sistema financeiro ficou muito melhor posicionado para absorver os choques económicos e de transmissão de políticas para o qual é, pelo menos parcialmente, apoiado pelos Governos, como se pode ver nas respostas à COVID-19, à guerra na Ucrânia e ao clima.

• As grandes empresas tecnológicas continuam determinadas em crescer nos serviços financeiros sem se expandirem demasiado nos grupos de valor central da intermediação de risco dos serviços financeiros. A Oliver Wyman espera uma nova vaga de parcerias à medida que as grandes empresas tecnológicas se concentram em integrar ainda mais a empresa no centro da vida do cliente, e trazer comércio, publicidade e outros serviços ao cliente através de uma maior acumulação de dados conectados e entrega de tecnologia valiosa.

• A Oliver Wyman espera uma consolidação significativa no panorama das FIT, especialmente porque o aumento das taxas de juro e a volatilidade dos mercados resultam numa maior fragilidade de empresas sem estabilidade de rendimentos suficiente.

• Apesar da recente volatilidade das stablecoins, as finanças descentralizadas e os ativos digitais são suscetíveis de provocar alterações profundas na estrutura dos serviços financeiros, devido aos benefícios subjacentes de infraestruturas mais eficientes e à possibilidade de uma maior inclusão. O momento e a extensão da mudança nos ativos digitais dependerá muito da trajetória da regulação.

• A desintermediação não é o único risco; outros riscos podem surgir de um crescente desalinhamento entre a supervisão/custo de gestão do risco e o crescimento do valor dos dados conectados e da tecnologia de valor na indústria. Outras indústrias, tais como a automóvel, saúde, energia e telecomunicações, refletem os mesmos desafios de gerir um conjunto maduro de produtos e serviços tradicionais intensivos em ativos, ao mesmo tempo que tentam recentrar-se no crescimento do valor.

• As estruturas que permitem ao capital privado investir na miríade de oportunidades enfrentadas pelos operadores estabelecidos são benéficos, e a privatização pode mesmo fazer parte do futuro de algumas destas empresas.

Dados Chave

• Valor Acionista Total dos Serviços Financeiros, Baseado na Capitalização do Mercado, USD TN, Jan 2000-Jan 2022

• Mudança de Avaliação de Serviços Financeiros ($TRN), Top 20 Firmas, 2010 vs. 2020

• Top 50 Global FS Focused (Exclui Big Tech), Por Capitalização de Mercado, USD BN, Jan 2000-2010-2022

• Taxa de Crescimento Anual Composta dos Balanços Bancários, 2010-2022

• Crescimento em contas bancárias nos EUA vs contas de fornecedores de pagamentos

• Receitas e crescimento das receitas das principais empresas de FITs listadas

• Reframing the Financial Services Industry (Reestruturação da indústria de serviços financeiros)

• Serviços Financeiros cotados por subsector, Empresas com Capitalização de Mercado >$25 BN

• Segmentação de Start-ups nativas de ativos digitais

• Futuros Bens Digitais e Paradigmas da Descentralização

• Mercado inicial de bens digitais

• Presença Emergente da Grande Tecnologia em Serviços Financeiros

• A Empresa de Serviços Financeiros do Futuro:  Uma Visão Altamente Simplificada

• Gama de Opções para Grandes Techs Integrando Mais Produtos Financeiros

• Oliver Wyman FITs 100 Índice vs. Índices de Pares

• Maiores acordos de FITs em 2021

Sobre Oliver Wyman

A Oliver Wyman é um líder global em consultoria de gestão. Com escritórios em mais de 70 cidades em 30 países, a Oliver Wyman combina um profundo conhecimento do setor com especialização em estratégia, operações, gestão de risco e transformação organizacional. A firma tem mais de 5.700 profissionais em todo o mundo, trabalhando com clientes para otimizar os seus negócios, melhorar as suas operações e perfil de risco, e acelerar o seu desenvolvimento organizacional para tirar partido das oportunidades mais atrativas.

Oliver Wyman é uma subsidiária da Marsh & McLennan Companies [NYSE: MMC].

Para mais informações visite: www.oliverwyman.com ou siga-nos no Twitter: @OliverWyman

The State of the Financial Services Industry 2022

DOWNLOAD PDF